Nos últimos anos, a região dos países Bálticos ganhou apenas algumas poucas linhas na imprensa nacional. No entanto, diversos aspectos que envolvem esses países são importantes para geopolítica da Europa e da Rússia e, em alguns aspectos, globais.
Aqui vou apontar alguns aspectos para os quais devemos prestar atenção esse ano e que pretendemos acompanhar e analisar por aqui.
1 – A relação entre os países Bálticos e a Rússia. Novamente um ponto de tensão, sobretudo, porque junto com a Polônia são os países que têm trabalhado junto a oposição da Belarus e também da Ucrânia, duas áreas de interesse da Rússia.
2 – A questão dos imigrantes e refugiados na fronteira da Belarus. Por um lado, a Belarus está usando a imigração em massa como forma de pressionar os países Bálticos e a Polônia, por outro uma questão humanitária se abre na fronteira com os refugiados do oriente médio (na maioria curdos) que buscam por refúgio.
3 – A relação entre os países bálticos, em especial a Lituânia, no conflito que se estabelece entre Rússia e Ucrânia, pois a Lituânia tem sido um apoio, inclusive militar, para a Ucrânia.
4 – A relação com o governo polonês. A Polônia tem suas políticas extremistas cada vez mais criticadas pela União Europeia. No entanto, é a principal aliada, em questões geopolíticas, aos países Báltico e todos eles dependem da União Europeia.
5 – A Lituânia diante das pressões chinesas e o estabelecimento de relações comerciais e diplomáticas com Taiwan. Como a Estônia e a Letônia vão se posicionar nesse embate e eles com a União Europeia?
6 – Eleições parlamentares na Letônia. Como sempre, a tensão está na presença de uma crescente extrema direita e na influência russa.
7 – Novo governo alemão e a relação entre os países Bálticos, sobretudo na relação com a Rússia, entre as questões o gasoduto que passa pelo mar Báltico.
8 – A integração entre os países Bálticos, tanto na área militar, quanto nos esforços para a melhoria de transporte e infraestrutura.
9 – O crescimento dos casos de Covid, como lidar com a pandemia e ao mesmo tempo buscar a integração e recuperação econômica.
10 – A relação entre os países Bálticos e os Estados Unidos, a política do presidente Biden para a OTAN, Ucrânia, Belarus e China e como essas vão afetar os Bálticos.