ERICK REIS GODLIAUSKAS ZEN

Um blog sobre História e Geopolítica

Exposições

  • VOZES SILENCIADAS. FRAGMENTOS DA MEMÓRIA

Curadoria: Boris Kossoy e Maria Luiza Tucci Carneiro, com pesquisas de Erick Godliauskas Zen, Karin Kössling, Marcela de Oliveira, Marcia Yumi Takeuchi e Renata Mazzeo.

Comunicação visual: Zol Design.

Local: Estação Pinacoteca
Cidade/Estado: São Paulo/SP

País: Brasil

Data: de 19 de agosto a 30 outubro de 2006

Uma parceria da Estação Pinacoteca com o Arquivo Público do Estado de São Paulo e o Departamento de História da FFLCH/USP. Apresentada por ocasião dos dez anos de pesquisas do PROIN junto ao acervo DEOPS/SP.

  • CÍRCULO FECHADO. OS JAPONES SOB O OLHAR VIGILANTE DO DEOPS

CURADORIA: Boris Kossoy

PESQUISA: Marcia Yumi Takeuchi

COLABORADORES: André Briant, Erick Godliauskas Zen, Nádia Saito, Rodrigo Vazquez Esposito e Rogério Dezem.

 “Ao desembarcarem no porto de Santos em junho de 1908, centenas de japoneses deixaram o navio Kasato Maru com esperanças de aqui encontrarem um país aberto à todas as etnias, religiões, nacionalidades e ideologias políticas. Ansiosos por recomeçar a vida como colonos nas fazendas de café do interior paulista, dirigiram-se para a Hospedaria dos Imigrantes em São Paulo onde deveriam cumprir com a primeira etapa de um contrato de amizade firmado entre o Brasil e o Japão. Sem saber falar português, carregados de bagagens e muitas incertezas, caminharam em busca de dias melhores. Muitos sonhavam com cafezais com frutos que brilhavam como ouro; outros imaginavam um paraíso tropical, azul, rico em hospitalidade e laços de solidariedade… “

 Local: Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66

Cidade/Estado: São Paulo/SP

País: Brasil

Data: 24 de janeiro de 2009

Fontes: Fundo DEOPS/SP. Arquivo Público do Estado de São Paulo

Realização: PROIN – Laboratório de Estudos sobre a Memória Política Brasileira, do Departamento de História, FFLCH-USP; Arquivo Público do Estado de São Paulo e Memorial da Resistência – Pinacoteca do Estado.

Expografia/ Comunicação visual: Zol Design

  • MEMORIAL DA RESISTÊNCIA 

evento_memorial_2010O projeto do Memorial da Resistência de São Paulo foi desenvolvido visando a remodelação do antigo Memorial da Liberdade, na Estação Pinacoteca, com vistas a expansão de sua perspectiva preservacionista e ampliação de seu potencial educativo-cultural. Trata-se de um projeto voltado para a musealização da memória da resistência e da repressão, a partir da apropriação de um segmento do edifício que serviu, entre 1940 e 1983, para sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo, Deops-SP.

Com dinâmica própria, o Memorial da Resistência estará integrado aos movimentos e instituições, nacionais e estrangeiras, dedicados ao fortalecimento das práticas democráticas e preservadores de espaços testemunhos das lutas pela liberdade. Através de estratégias museológicas e pedagógicas, pretende-se contribuir para a construção da memória e da história política do país, com enfase na questão dos mortos e presos desaparecidos durante a Ditadura MilitarContinua (Aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: