Por: Dr. Erick Reis Godliauskas Zen

Twitter: @erickrgzen

Para quem gosta do formato e-book o meu livro Mataram Alfonsas Marma. imigração, comunismo e repressão publicado em parceria com a editora Aped já pode ser encontrado em diferentes plataformas.

O livro é uma breve biografia política de um imigrante lituano que no Brasil e no Uruguai se formou jornalista e gráfico comunista. Por suas ideais e ideais foi assassinado pela polícia política.

Em 1949, a polícia de São Paulo matou três militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na cidade de Tupã. Entre eles o lituano Alfonsas Marma. Escritor e gráfico na imprensa comunista lituana no Brasil, Alfonsas foi expulso do país por sua atividade política, em 1930. Se estabeleceu no Uruguai no mesmo ano e, em Montevidéu, contribuiu para a fundação de importantes jornais lituanos comunistas.

Na metade da década de 1930, Marma voltou ao Brasil e se tornou o responsável pela produção e publicação dos principais jornais comunistas e de esquerda no país. Suas armas de luta política sempre foram as ideias e a imprensa. Por essa razão, foi novamente preso e ao ser posto em liberdade foi, pouco tempo depois, assassinado.

Amigos e camaradas de Partido Comunista no Brasil e no Uruguai voltaram à Lituânia Soviética na década de 1950 e lá, a história de Marma, passou a ser lembrada em livros de memória, em homenagens pública e em artigos de jornais, principalmente nas datas de seu aniversário de nascimento e morte. Com o fim da URSS, ele foi posto no esquecimento na sua terra natal. No Brasil, a História pouco nos diz sobre os crimes políticos cometidos no chamado período democrático e, aqui, ele é pouco lembrado. Mataram Alfonsas Marma é uma biografia que busca reconstituir, a partir de pesquisas realizadas no Brasil, Uruguai e na Lituânia, a trajetória deste imigrante

Os links de venda:

https://itunes.apple.com/br/book/mataram-alfonsas-marma/id1015979514?mt=11&ign-mpt=uo%3D10

https://play.google.com/store/books/details/Zen_Erick_Reis_Godliauskas_Mataram_Alfonsas_Marma?id=fj4ICgAAQBAJ&hl=pt-PT

https://store.kobobooks.com/pt-BR/ebook/mataram-alfonsas-marma

http://www.livrariacultura.com.br/p/mataram-alfonsas-marma-90976163

http://www.saraiva.com.br/mataram-alfonsas-marma-8900196.html